Lençóis Paulista, 17 de Dezembro de 2017
Você esta em: Home / Centro do Empreendedor / PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador

PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Lençóis Paulista é um centro de apoio e atendimento ao trabalhador, coordenado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego em convênio com a Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista. Tem como objetivo promover oportunidades de emprego e inserção no mercado de trabalho do cidadão que se encontra em situação de desemprego, ou mesmo para aquele que possui um emprego e procura uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

O sistema utilizado para a operação dos serviços oferecidos de intermediação de mão de obra e seguro desemprego é o MTE Mais Emprego, na qual é gerenciado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e administrado pelo Governo Federal, cabendo aos Estados e Municípios a missão de adotá-lo como ferramenta de trabalho e cooperação através de Pacto Federativo.

SERVIÇOS OFERECIDOS

Intermediação de mão de obra

Empresa

Para a empresa que deseja cadastrar sua vaga no PAT de Lençóis Paulista, o cadastro da vaga deve ser solicitado através de telefone ou e-mail. Os trabalhadores cadastrados e com perfil compatível serão encaminhados para posterior processo de seleção a ser realizado pela empresa. O posto oferece, gratuitamente, salas a serem utilizadas para entrevistas e seleção de profissionais mediante prévio agendamento para verificação de disponibilidade para sua utilização.

Novas vagas da mesma empresa são divulgadas depois que o empregador apresentar ao PAT o resultado das entrevistas realizadas (nome dos contratados e data de admissão). Isso garante um cadastro sempre atualizado e auxilia o PAT nos índices de empregabilidade municipal.

Trabalhador

O candidato interessado em concorrer as vagas disponíveis deve comparecer no PAT com os seguintes documentos originais: RG, CPF, Carteira de Trabalho, numeração do PIS (para quem possuir) e Comprovante de Endereço.

Após o cadastro, é possível fazer consultas e solicitar encaminhamentos para vagas que estejam cadastradas.

Importante: O trabalhador somente poderá ser encaminhado para a vaga desejada se o seu perfil cadastrado for compatível com os requisitos exigidos pela empresa que a disponibiliza. As oportunidades são geradas pelas empresas cadastradas no PAT, a contratação depende exclusivamente da empresa que ao selecionar e realizar as entrevistas pretende encontrar o profissional que melhor atenda as suas necessidades.O PAT apenas divulga, cadastra e encaminha os candidatos para que a empresa possa dar continuidade ao processo de seleção e contratação, dessa forma, não interfere no processo seletivo realizado pela empresa.

As vagas de emprego são publicadas semanalmente no site da Prefeitura de Lençóis Paulista, no link: http://www2.lencoispaulista.sp.gov.br/v2/centro-do-empreendedor/' e são válidas de acordo com o prazo determinado pelo empregador. As informações adicionais sobre as vagas são fornecidas apenas no atendimento presencial no Centro do Empreendedor.

Habilitação do Seguro Desemprego (Categoria Formal e Doméstico)

Para requerer o seguro desemprego o trabalhador deverá apresentar os documentos originais: Termo de rescisão do contrato de trabalho, a Via Seguro-Desemprego (formulário verde e marrom preenchido pelo empregador e entregue ao trabalhador na sua dispensa sem justa causa), extrato de saque do FGTS, comprovação do número do PIS, RG, CPF, Carteira de trabalho e comprovante de residência. (Trabalhador Categoria Doméstico: Consulte documentos adicionais).

Para comodidade do cidadão esse serviço funciona com agendamento prévio, que pode ser realizado presencialmente ou via telefone.

Emissão Carteira de Trabalho e Previdência Social

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é emitida no ato, sendo em cada caso necessário os documentos:

• 1ª Via: RG (ou certidão de nascimento) e Foto 3 x 4 (recente e em bom estado).
  • 2ª Via: Comprovação da numeração da carteira anterior através de documento expedido pela Caixa Econômica Federal e Boletim de Ocorrência Policial (perda, roubo, furto ou extravio).
  • Continuação: apresentar a CTPS anterior

Horário de Atendimento: 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.
Endereço: Rua Coronel Joaquim Gabriel nº 11 – Centro do Empreendedor
Telefone: (14) 3263-2300 – Ramal 2