Lençóis Paulista, 17 de Dezembro de 2017
Você esta em: Home / Centro do Empreendedor / Programas de Qualificação

Programas de Qualificação

Os programas têm como objetivo implementar as ações básicas de capacitação profissional, nas áreas de comércio, indústria e serviços, para cidadãos a partir de 16 anos de idade, visando promover a qualificação profissional dos trabalhadores lençoenses e ampliar suas possibilidades de inserção no competitivo mercado de trabalho.

A Prefeitura Municipal através da Diretoria de Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda realiza e mantém parcerias com instituições como o SENAI, SENAC, SEST/SENAT, SENAR, ETEC, Centro Municipal de Formação Profissional e com programas de qualificação do governo estadual e federal para proporcionar a população uma diversidade de cursos gratuitos.

Os interessados em participar dos programas de qualificação profissional deverão ficar atentos a divulgação das inscrições na mídia local (jornal e rádio) e também nos veículos de informação da Prefeitura Municipal e Centro do Empreendedor.

Horário de Atendimento: 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Endereço: Rua Coronel Joaquim Gabriel nº 11 – Centro do Empreendedor
Telefone: (14) 3263-2300 – Ramal 7
E-mail: ger.escoladenegocios@lencoispaulista.sp.gov.br

Conheça os Programas de Qualificação:

PROGRAMAS DE GRATUIDADE

Os Programas de Gratuidade das instituições SENAI, SEST/SENAT, SENAR e CMFP visa a oferta de cursos gratuitos, e constitui-se em uma ação de inclusão social. Destinam-se a jovens de baixa renda que buscam o seu primeiro trabalho, pessoas que já atuam no mundo produtivo e demais interessados que desejam se requalificar.

Nos cursos oferecidos no âmbito do programa de gratuidade, os cidadãos têm a oportunidade de qualificar-se em diversas áreas demandadas pelo mercado. Os interessados poderão se inscrever no período em que forem disponibilizadas as vagas.

PRONATEC

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância.

Podem participar destes cursos desempregados, estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas públicas, pessoas com deficiências e pessoas que recebem benefícios de programas federais de transferência de Renda (Bolsa Família, por exemplo).

O aluno matriculado recebe o benefício da bolsa-formação, na qual oferece ao aluno, após o início do curso, auxílio estudantil para custear alimentação e transporte, de modo a viabilizar a participação no curso.

As parcerias mantidas com o SENAI de Lençóis Paulista e o SEST/SENAT de Agudos e Bauru têm garantido muitas vagas em diversos cursos no município. Os interessados poderão se inscrever no período em que forem disponibilizadas as vagas.

Mais informações no site: http://pronatec.mec.gov.br/

VIA RÁPIDA

O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

Requisitos para inscrição:

  • Possuir idade mínima de 16 anos;
  • Ser alfabetizado;
  • Residir no Estado de São Paulo.

Será dada prioridade para candidatos:

  • Desempregados;
  • Com maior idade;
  • Com menor escolaridade;
  • Mulheres arrimo de família;
  • Com maiores encargos familiares.

Benefícios oferecidos:

Bolsa auxílio, auxílio deslocamento e alimentação.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site: http://www.viarapida.sp.gov.br/

A seleção dos participantes será realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, gestor do programa, que enviará um telegrama para os selecionados quando forem disponibilizados cursos para o município.

PEQ – Programa Estadual de Qualificação

O PEQ é um programa de qualificação e requalificação profissional de nível básico desenvolvido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT). O programa é voltado para quem está desempregado, priorizando aqueles com idade entre 30 e 59 anos e que não concluíram o ensino fundamental.

Consiste na oferta de cursos presenciais gratuitos em áreas como comércio, indústria, construção civil, turismo, administração, atendimento, informática e telemarketing.

Os cursos possuem bolsa-auxílio de R$ 210,00 e auxílio-transporte de R$ 120,00.

Os interessados poderão se inscrever no período em que forem disponibilizadas as vagas no município.

Mais informações no site: http://www.peq.sp.gov.br

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo