Lençóis Paulista, 28 de Maio de 2020
Você esta em: Home / Agenda Cultural / Ópera Madama Butterfly em três atos do italiano Giacomo Puccini

Ópera Madama Butterfly em três atos do italiano Giacomo Puccini

11 Sexta-Feira 20:00

Com libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa. Com: Mariana Álamos (soprano), Ana Lucia Benedetti (mezzo-soprano), Paulo Mandarino (tenor), Douglas Hahn (barítono) e Lukkas Martins (ator). Pianista: Matheus Alborghetti. Direção cênica: Ana Vanessa. A ópera será cantada no seu idioma original, o italiano, com legendas em português. Sinopse: Por volta de 1900, uma jovem da cidade de Nagasaki, no Japão, se apaixona perdidamente por um oficial da marinha norte-americana que está a serviço neste país que havia apenas começado a se abrir ao ocidente.

Apesar de apreciar a companhia dela e de participar de uma cerimônia matrimonial com a moça, ele não tem a menor intenção de levar este relacionamento a sério. Apenas após voltar aos Estados Unidos, se casar (desta vez pra valer) com uma norte-americana e vir de novo a Nagasaki a trabalho ele se dá conta do abismo existente entre os planos que teve desde sempre e as expectativas da abnegada e apaixonada jovem que ele havia deixado para trás - bem como das várias e terríveis consequências dos seus atos. Madama Butterfly é sem dúvida um dos títulos mais conhecidos, emocionalmente intensos e musicalmente bem acabados do vasto repertório operístico italiano.

A obra foi composta no começo do século passado por Giacomo Puccini, que contou com a fundamental colaboração dos libretistas - que estão para a ópera como os roteiristas estão para o cinema e as séries de televisão - Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, também italianos. Madama Butterfly foi estreada em 1904 no Teatro alla Scalla de Milão, que é até hoje um dos grandes templos da ópera no mundo. Depois disso a obra - escrita originalmente com apenas dois atos - foi revista pelo próprio compositor nada menos do que quatro vezes, até ficar como a conhecemos hoje.

Espetáculo gratuito com retirada de ingressos na Casa da Cultura a partir das 12h do dia 7 de outubro.