Lençóis Paulista, 28 de Maio de 2020

Dia internacional da animação

28 Segunda-Feira 19:00

Local: Casa da Cultura Professora Maria Bove Coneglian

O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma Mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais com entrada franca que acontece no dia 28 de outubro em centenas de cidades do Brasil. Como surgiu o evento No mundo

Em 28 de outubro de 1892, Emile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, exibindo o filme Pauvre Pierrot. Para celebrar a data, em 2002, a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou o “Dia Internacional da Animação” contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países.

No Brasil o evento é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA. Em 2019 o DIA vai para a sua 16ª edição, conquistando, a cada ano, maior visibilidade e parceiros em diversos municípios brasileiros. A Mostra Oficial acontece no dia 28 de outubro às 19h00 simultaneamente em todas os locais participantes, contando com a adesão de centenas de cidades em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo o maior evento simultâneo de animação realizado no Brasil. Como é Mostra Oficial - Realizada no dia 28 de outubro simultaneamente as 19h00 com entrada franca em todo o país. Composta por uma hora de curtas metragens brasileiros (Mostra Nacional) selecionados por um júri especializado de diretores escolhidos pela ABCA e uma hora de filmes estrangeiros (Mostra Internacional). Mostra Infantil - Uma hora de curtas-metragens de animação brasileiros dedicados ao público infantil. A Mostra é produzida através da seleção de filmes realizada pelo júri especializado de diretores escolhidos pela ABCA.

Mostra Nacional Acessível - O evento também disponibiliza para as cidades participantes, versões da Mostra Nacional com os recursos de Audiodescrição, LIBRAS e legendagem, possibilitando assim, o acesso de deficientes auditivos, visuais, além de pessoas com síndrome de down e autismo.