Lençóis Paulista, 25 de Setembro de 2018
Você esta em: Home / Notícias / Representantes do Meio Ambiente participam de capacitação em Araraquara
12/03/2018 09h27

Representantes do Meio Ambiente participam de capacitação em Araraquara

A capacitação foi ministrada por Edson Maria Torres, profissional de Herpetologia (estudo de répteis e anfíbios)

Na quarta-feira, 7, os interlocutores do Programa Município Verde Azul de Lençóis Paulista, Claudemir Rocha Mio (Diretor de Meio Ambiente) e Helton Damacena (educador ambiental), participaram de uma capacitação sobre fauna sinantrópica no DAEE de Araraquara.

A capacitação foi ministrada por Edson Maria Torres, profissional de Herpetologia (estudo de répteis e anfíbios) e animais de interesse médico, que possui vasto conhecimento sobre sinantropia (termo que designa a capacidade de adaptação de animais ao meio urbano), saúde pública e meio ambiente. Os animais sinantrópicos são aqueles que convivem com a população urbana, mas pode oferecer riscos, como por exemplo: aranhas, escorpiões, roedores, pombos, cobras, carrapatos, morcegos, entre outros.

Todos os animais possuem uma função ecológica no meio ambiente, no entanto, a infestação de certos animais que causam problemas muitas vezes se dá em consequência da falta de consciência no que diz respeito ao acúmulo de entulhos e lixo, que acaba atraindo esses animais indesejáveis.

O caminho para a solução e o equilíbrio sobre os animais sinantrópicos ainda está na base da educação, que deve ser amplamente trabalhada junto a todos os públicos para a mudança de hábitos, o que indica melhor qualidade de vida a todos.

Ao final do encontro de capacitação, foram mostradas algumas espécies comuns de animais peçonhentos, como cobras, escorpiões e até de animais nativos, que estão cada vez mais presentes na área urbana.

Da capacitação em Araraquara participaram interlocutores de diversos municípios, oportunidade criada em reunião de articulação intermunicipal do Programa Município Verde Azul, e que poderá contribuir como ação de proatividade na diretiva de Biodiversidade.

 

Comentários

 

notícias relacionadas

Tags: representantes, meio, ambiente, participam, capacitação, araraquara.

    newsletter

    2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
    Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
    CNPJ: 46.200.846/0001-76
    Telefone: (14) 3269-7000

    voltar ao topo