Lençóis Paulista, 17 de Novembro de 2018
Você esta em: Home / Notícias / Dia do Ler tem performance teatral, encontro literário e palestra
14/09/2018 08h20

Dia do Ler tem performance teatral, encontro literário e palestra

As alunas Geovana, Lavínia e Maria Heloisa, alunas da Escola Lina Bosi na Biblioteca Municipal Origenes Lessa

Lençóis Paulista terá uma programação especial no dia 20 de setembro. Promovido pela Biblioteca Municipal Orígenes Lessa, a ação também acontece em todo o Estado de São Paulo para estimular e disseminar o hábito e a importância da leitura.

A programação contempla encontro literário, performance teatral e palestra com o escritor lençoense Lucas Roberto, autor do livro “Conhecimento é Poder”. Lucas debaterá o processo de construção de uma história, seus personagens, o enredo e a importância da escrita, na BMOL, às 15h.

Já o encontro literário com a escritora Larissa de Souza acontecerá em dois horários:

9h e 13h30. Neste encontro, Larissa debaterá com os alunos convidados questões relacionadas a leitura, escrita criativa e o universo literário. Alunos do curso Teatro da Secretaria de Cultura apresentarão na Concha Acústica, performances durante todo o dia, com trechos das principais obras literárias mundial.

Mais de 210 mil livros no acervo

Prestes a ser tornar a Capital Nacional do Livro, A BMOL e a Secretaria da Cultura desenvolvem ações e projetos que estimulam o acesso à leitura. Com um acervo de mais de 210 mil livros distribuídos na BMOL, Espaço Cultural e bibliotecas ramais, a Secretaria de Cultura desenvolve também o projeto de informatização dos títulos que já alcançou a marca de 140.858 livros tombados.

A BMOL possui um dos acervos mais ricos do país em praticamente todos os segmentos da literatura. De janeiro até agosto deste ano, mais 53 mil pessoas passaram pela biblioteca para a realização de pesquisas e retirada de livros.

Em 2017, mais de 66 mil pessoas estiveram na BMOL para leitura, retirada de livros e atividades acadêmicas. Em média, a BMOL atende cerca de 200 usuários diariamente.

A Feira para Troca de Livros realizada regularmente pela BMOL também é uma oportunidade para que os atuais e futuros leitores tenham acesso aos títulos por meio da troca das obras.

Geladeirotecas:

Outra ação desenvolvida pela BMOL e Secretaria de Cultura é o Projeto Geladeiroteca, que busca estimular o prazer pela leitura, disseminando o acesso de obras aos usuários de toda a comunidade. “Esta é mais uma ação da área cultural para levar cultura e conhecimento aos lençoenses. Todas estas ações e projetos estão voltadas para o estímulo à leitura, a democratização dos espaços culturais envolvendo, mobilizando crianças, jovens e adultos”, lembrou o Maestro e Secretário de Cultura, Marcelo Maganha.

Além do Parque do Povo, as geladeirotecas estão instaladas nas unidades de saúde. Enquanto aguarda o atendimento, o paciente/leitor pode retirar seu livro no espaço, sem necessidade de cadastro ou prazo de devolução. Os usuários podem retirar uma obra e efetuar a doação de outra. Essa troca possibilita o acesso das pessoas aos diferentes estilos de literatura, disseminando a leitura e o conhecimento.

 

Comentários

 

notícias relacionadas

Tags: performance, teatral, encontro, literário, palestra.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo