Meio Ambiente orienta sobre prevenção a queimadas urbanas
Com o período de estiagem, que apresenta baixa umidade do ar devido a falta de chuvas, que engloba principalmente os meses de junho a setembro, se faz importante a educação ambiental proposta pela diretiva “Qualidade do Ar”, do Programa Município Verde Azul, que enfatiza sobre os perigos e as consequências da prática de “Queimada Urbana”.
A prática é criminosa e de acordo com a Lei Municipal nº 2.911/2001 e Decreto n° 314/2014 – Artigo 8 – I: Realizar queimada urbana, ateando fogo em terreno, madeira, entulho, móveis velhos, resto de podas de jardins e/ou árvores, resto de lixo ou em qualquer outro material, implicará na aplicação das penalidades.
Nesse sentido, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) tem promovido diversas ações em escolas, CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), Centro de Convivência da Melhor Idade “Ricardo Izar” e unidades de saúde do município, tendo por objetivo abranger o público-alvo.
Normalmente as autoridades recebem chamadas sobre ocorrências, principalmente próximo ao Jardim Planalto e bairros de chácaras, ou em outras áreas do município. É bom lembrar que em caso de ocorrência de queimadas, a fiscalização ambiental municipal da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pode ser acionada pelo telefone (14) 3269.7054 ou Disk Denúncia (14) 998194934, para aplicação de notificações com objetivo de instruir a população para que não realize queimadas. Quando elas são de proporção maior, os munícipes devem acionar o serviço do Corpo de Bombeiros pelo número 193.
As queimadas urbanas são aquelas provocadas dentro do perímetro urbano e que colocam em risco a qualidade ambiental pela poluição do ar, além de causar risco de incêndios, acidentes, sujeira nas casas e nas roupas, e prejudicar a saúde pública com problemas respiratórios e alérgicos, principalmente de crianças, idosos e enfermos. Nos dias 1 e 2 de agosto, no bairro de Chácaras São Judas Tadeu a equipe da SAMA desenvolve uma ação educativa porta a porta, junto aos proprietários, onde também serão instaladas placas de orientação.
Algumas medidas de prevenção são importantes, como manter os terrenos limpos; descartar adequadamente bitucas de cigarros de modo a prevenir incêndios e queimadas; não soltar balões; não realizar queima de lixo, folhas ou outros resíduos em quintais; enfim, “Queimada Urbana é Crime! Apague esta Ideia”.
Comentários
notícias relacionadas
- 24/06/2022 - Meio Ambiente promove ações para prevenção de queimadas urbanas
- 29/10/2021 - SAAE realiza controle de pragas urbanas na rede de esgoto
- 27/07/2021 - Reunião do Comdema alerta para queimadas urbanas
- 05/07/2021 - Meio Ambiente e Defesa Civil alertam para riscos de queimadas urbanas
- 22/02/2021 - SAAE fará controle de pragas urbanas em rede de esgoto
- 14/07/2020 - SAAE anuncia controle de pragas urbanas na rede pública de esgoto
- 06/03/2020 - Controle de pragas urbanas na rede de esgotos segue até o dia 19 de março
- 27/02/2020 - SAAE retoma controle de pragas urbanas na rede de esgotos