Lençóis Paulista, 24 de Setembro de 2019
Você esta em: Home / Notícias / Coleta Certa no Núcleo e Cecap
05/09/2019 14h58

Coleta Certa no Núcleo e Cecap

Nesta etapa, contentores vão chegar ao Nucleo Luiz Zillo e Cecap

O prefeito Anderson Prado assinou nesta segunda-feira, 2 de setembro, convênio com a Secretaria da Justiça para a ampliação do programa Coleta Certa em Lençóis Paulista. Com o convênio a Prefeitura vai receber R$ 726.400 do FID (Fundo de Interesse Difuso) para levar o programa aos bairros Núcleo Habitacional Luiz Zillo e Cecap. A Secretaria de Meio Ambiente enviou o projeto em maio de 2018 e em novembro de 2018 ele foi aprovado pelo FID. Pelo convênio, a Prefeitura vai entrar com uma contrapartida de R$ 38.880,70 e serão adquiridos ao todo 454 contentores entre azuis, para lixo orgânico e verdes, para material reciclável. Em breve, o projeto também será levado para outros bairros da cidade.

“É uma alegria muito grande poder expandir o Coleta Certa, que é um programa que teve uma aceitação muito grande da população nos bairros onde ele já foi implantado. Agora vamos levar o novo sistema de coleta de lixo mecanizado para o Núcleo e também para a Cecap e, aos poucos, vamos levar esse projeto que é bom para os coletores e também para o meio ambiente para a cidade inteira. Aproveito a oportunidade também para agradecer o governador João Doria, o vice-governador Rodrigo Garcia e o secretário de Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti por terem atendido um pedido de Lençóis Paulista”, disse o prefeito Anderson Prado.

O programa Coleta Certa foi lançado no dia 23 de abril de 2019, com o objetivo de promover uma coleta de lixo mais humana e ambientalmente correta, além de promover um aumento do percentual de coleta de material reciclável. Depois da assinatura do convênio, os próximos passos agora serão a abertura de crédito e realização da licitação para compra dos contentores.

“O modelo é ambientalmente correto, porque vai evitar que o lixo fique jogado nas ruas como acontece algumas vezes, e é socialmente justo, pois vai reduzir a carga de trabalho dos servidores públicos que diariamente labutam na coleta manual do lixo, e vai beneficiar acima de tudo a população, que não precisará acumular o lixo em sua casa, pois o contentor estará à sua disposição 24 horas por dia, sete dias por semana”, completou o prefeito.

O secretário de Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio, o Tupã, falou sobre o projeto, que será implantado gradativamente na cidade. “Os primeiros bairros a receberem o projeto foram o Jardim Ubirama, desde a SP 261 até a Avenida dos Estudantes, passando por Jardim Humaitá e Parque Antártica. Agora vamos iniciar uma nova etapa e levar o projeto para Núcleo e Cecap. Em breve, ele vai chegar a outros bairros também”. Tupã explicou que os contentores serão distribuídos em duplas pelas ruas dos bairros. Os azuis devem ser usados para descarte de resíduos orgânicos, enquanto os verdes devem ser usados para descarte de resíduos recicláveis.

Materiais orgânicos são os restos de alimentos, geralmente depositados no lixo da cozinha, como papel toalha, lenços de papel, papel engordurado e resíduos de banheiro. Já os materiais não orgânicos, que são separados e vendidos pela Usina de Reciclagem, são plásticos, como garrafas pet, sacos, cano PVC, brinquedos, embalagens e copos; papéis, como papelão, cadernos, revistas, jornais, tetra park, cartolinas, folhetos e caixas; vidros, como frascos, potes, garrafas e copos; e metais, como canos, chapas, enlatados, latas, tampas e panelas.

O processo de recolhimento do lixo é simples, pois o contentor já possui o dispositivo de engate para facilitar a acoplagem ao caminhão coletor, que realiza o processo de despejo na caçamba compactadora sem a necessidade de participação direta do homem. Os resíduos orgânicos, do contentor Azul, serão transportados para o aterro sanitário, enquanto os do contentor verde serão destinados às Cooperativas de Reciclagem de Lençóis Paulista.

“A coleta mecanizada por conteinerização tem por objetivo manter a cidade mais limpa, sempre com apoio da população, que terá nas proximidades de sua casa um contentor à disposição 24 horas por dia, evitando que animais rasguem os sacos ou sacolas espalhando o lixo pelas calçadas, o que além de feio acaba bloqueando a vazão de águas pluviais, provocando risco de enchentes à população dos bairros e parte do Centro”, declarou Tupã. “Já disse, mas queria reforçar o pedido de colaboração à população. Além da importância de colocar os materiais no contentor correto é importante que os moradores fiquem atentos a vandalismos e em caso de qualquer problema ligue na Secretaria de Meio Ambiente que tomaremos as providências. Nosso projeto será monitorado por outras cidades, e, dando certo aqui, fatalmente será implantado em muitos outros municípios”, completou o secretário.

 

Comentários

 

notícias relacionadas

Tags: coleta, certa, núcleo, cecap.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo