Lençóis Paulista, 12 de Agosto de 2022
Você esta em: Home / Notícias / Ação Verde Azul põe em prática conservação de estradas rurais
10/06/2020 12h32

Ação Verde Azul põe em prática conservação de estradas rurais

A estrada da Rocinha foi uma das que receberam manutenção para conter erosões

Aproveitando o período do ano em que as chuvas são escassas, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) destaca o trabalho realizado pelo servidor Antonio Dias, da Secretaria de Obras e Infraestrutura, realizado constantemente nas estradas rurais do município, buscando a conservação, drenagem de águas pluviais e melhorias para os usuários. A ação é apresentada anualmente para pontuar Lençóis Paulista junto ao Programa Município Verde Azul.

Dentre as medidas observadas, algumas são importantes para conter as erosões, mais frequentes nos períodos chuvosos. Para a realização do serviço são utilizados maquinários como motoniveladora, pá carregadeira, rolo compactador puxado por tração, caminhão-pipa e caminhões basculantes, além do importante método de reutilização de Resíduos de Construção Civil (RCC), após a seleção e trituração pela Usina de Entulhos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Também são realizados sulcos nas laterais das estradas, que contribuem para o escoamento das águas das chuvas, amenizando alagamentos e processos erosivos.

A ação é uma das metas estabelecidas no Plano de Controle de Erosão, instituído pela Lei Municipal nº 5151/2018. Recentemente as obras foram realizadas nos trechos do acostamento da LEP-040; estrada da Rocinha (800 metros); estrada do Memito (1.500 metros); Estrada de acesso ao Distrito de Alfredo Guedes (1.800 metros); região da Barra Grande (300 metros). Outros trechos de estradas já receberam a manutenção e em alguns o trabalho está sendo realizado.

Todas essas obras fazem parte dos ciclos ambientais do Programa Município Verde Azul e são apontadas em relatório específico da diretiva “Uso do Solo”, elaborado pelo interlocutor Helton Damacena de Souza, da SAMA, dentro do cronograma do ciclo 2020 do programa.