Mesmo com pandemia, Coordenadoria de Proteção Animal amplia trabalho e consultas crescem 13% em 2021
Apesar dos desafios e restrições impostas pela pandemia, o número de consultas e outros procedimentos realizados pela Coordenadoria de Proteção Animal cresceu em 2021. Balanço fechado nesta semana, aponta que o número de consultas cresceu 13% em relação ao ano de 2020. No ano passado, foram realizadas 1826 consultas e em 2020, 1616. Considerando os anos de 2021 e 2020, os procedimentos de castração (machos e fêmeas) e adoções também aumentaram. As castrações em animais machos somaram 451 em 2020 e em 2021, 520, um aumento de 15,3%. No mesmo período, as castrações em fêmeas passaram de 760 em 2020 para 901 no ano passado, um aumento de 18,5%. Os procedimentos são realizados pelo Centro Municipal de Atendimento Veterinário Ana Gabriela Toniolo e pela Unidade Móvel de Castração. As Feiras de Adoção também contribuíram para o aumento de animais que ganharam um novo lar. Em 2020, foram adotados 156 e em 2021, 172, um crescimento de 10,25%.
Posse responsável
“Ter um animal implica em uma série de compromissos como zelar por sua saúde, sua alimentação, sua segurança; conhecer as características do animal, seus hábitos e se sua casa possui espaço disponível. Essas questões devem ser observadas pelos futuros tutores interessados em possuir um animal. A posse responsável deve ser compartilhada por todos”, pontua a coordenadora de Proteção Animal, Milena Montanholi Mileski. “O trabalho da Coordenadoria é desafiador. A atual administração montou uma estrutura para atender as demandas da causa animal no município com a criação do canil e gatil, o centro de atendimento veterinário, o programa Chip Animal, as feiras de adoção e programas de castração. Mesmo com todo esse trabalho, reforçamos e incentivamos a importância da posse responsável. Maus-tratos a cães e gatos é crime previsto pelo artigo 32 da Lei 9.605 com alteração da Lei 14.064/2020”, completa a coordenadora. A equipe da Coordenadoria é composta por três veterinários, um técnico administrativo, dois supervisores, três agentes de serviços, um motorista e uma coordenadora.
Serviço: Para mais informações, orientações e agendamento de consultas, entre em contato com o Centro de Atendimento Veterinário pelo telefone 3264 8795 (fixo e whatsapp).
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