Lençóis Paulista, 04 de Julho de 2022
Você esta em: Home / Notícias / 4ª dose contra Covid 19 já está disponível para imunossuprimidos que tomaram a 3ª dose há quatro meses
07/03/2022 15h56

4ª dose contra Covid-19 já está disponível para imunossuprimidos que tomaram a 3ª dose há quatro meses

Imunossuprimidos que tomaram a terceira dose há quatro meses já podem procurar por reforço

A quarta dose da vacina contra a Covid-19 já está disponível para pessoas com alto grau de imunossupressão e que tomaram a terceira dose há pelo menos quatro meses. Quem se enquadra nesse perfil pode procurar uma unidade de saúde do município, levando o cartão cidadão e a carteirinha da terceira dose. O atendimento é de segunda a sexta, das 13h30 às 16h30.

As pessoas imunossuprimidas possuem algum tipo de deficiência imunológica, a exemplo de transplantados e pacientes oncológicos (veja a lista completa abaixo). Estes quadros são diferentes das pessoas com comorbidades, que é a existência de duas ou mais doenças em simultâneo, sendo uma responsável pelo agravamento da outra. Um exemplo são idosos que costumam apresentar quadro de hipertensão e diabetes.

Para o público em geral a vacinação segue durante a semana nas unidades de saúde.

A primeira dose está disponível para todos a partir de cinco anos.

No caso da segunda dose, quem tomou o imunizante da Coronavac/Butantan é de 28 dias. O intervalo da Astrazeneca/Fiocruz é de 56 dias da primeira dose.

Quem recebeu a primeira dose da Pfizer e tem mais de 18 anos, deve verificar se já passaram 21 dias.

Crianças entre 5 e 11 anos, e adolescentes entre 12 e 17 anos que receberam a Pfizer devem esperar intervalo de 56 dias para aplicar a segunda dose. Já crianças entre 6 e 11 anos que receberam a vacina da Coronavac devem contar 28 dias para a receber a segunda dose.

Já a dose de reforço (terceira dose) pode ser aplicada quatro meses após a segunda dose e está disponível somente para adultos.

Para se vacinar é preciso levar o cartão cidadão, documento com foto e carteirinha de vacinação contra a Covid-19 (no caso da 2ª e 3ª dose). Para agilizar o processo de vacinação na Unidade de Saúde, os pais ou responsáveis podem fazer o pré-cadastro da criança no site www.vacinaja.sp.gov.br e clicar na aba laranja (crianças até 11 anos).

Quem contraiu Covid deve esperar 30 dias para a vacinação. No caso de crianças, é necessário aguardar um intervalo de 15 dias entra a vacina contra a Covid-19 e outras vacinas.

INFO

ONDE SE VACINAR?

Todas as unidades de saúde

Atendimento: segunda a sexta, das 13h30 às 16h30

PESSOAS COM ALTO GRAU DE IMUNOSSUPRESSÃO:

• Imunodeficiência primária grave;

• Quimioterapia para câncer;

• Transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;

• Pessoas vivendo com HIV/Aids;

• Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

• Uso de drogas modificadoras da resposta imune - Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6-mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe,Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe);

• Autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

• Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise);

• Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

Comentários

 

notícias relacionadas

Tags: dose, contra, covid, está, disponível, para, imunossuprimidos, tomaram, dose, quatro, meses.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo