Lençóis Paulista, 29 de Setembro de 2022
Você esta em: Home / Notícias / Estudantes de Lençóis Paulista e Macatuba são selecionados para intercâmbio em Portugal no mês de novembro
10/08/2022 08h44

Estudantes de Lençóis Paulista e Macatuba são selecionados para intercâmbio em Portugal no mês de novembro

Anúncio acontece hoje, dia 10 de agosto, às 19h30, no Teatro Municipal de Lençóis Paulista.

Hoje, dia 10 de agosto, ficará marcado como o início de um grande sonho para 19 estudantes do oitavo ano de escolas públicas de Macatuba e Lençóis Paulista que participam do projeto “Era Uma Vez... Brasil”. Acontece na quarta-feira, dia 10, às 19h30, no Teatro Municipal de Lençóis Paulista, o anúncio dos nomes dos estudantes e dois professores que passarão dez dias além-mar, refazendo os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil. Além do anúncio dos viajantes, o projeto também fará o lançamento do livro de histórias em quadrinhos (HQs) “O Outro lado da História” e de quatro filmes curtas-metragens produzidos pelos estudantes.

O “Era Uma Vez… Brasil” possibilita aos alunos poder mergulhar na História não contada do Brasil, conhecendo outras narrativas que dão voz a questões e processos quase sempre invisibilizados no país. Além de Lençóis Paulista e Macatuba, mais seis cidades brasileiras participam da sexta edição do projeto, sendo em São Paulo, Ribeirão Preto e Serrana; na Bahia, de Salvador, Mata de São João e Jacobina; e Belo Jardim, em Pernambuco. Em todo o país, foram mais de 2.700 alunos inscritos, sendo 475 de Lençóis Paulista e 191 de Macatuba.

Como tema central, a iniciativa traz à tona o fato de D. João ser exaltado como o responsável pelas transformações intensificadas no Brasil colônia, durante os 13 anos em que esteve presente com sua corte em solo colonial. No entanto, durante esse processo, milhares de pessoas foram profundamente impactadas, mas, que permaneceram invisíveis para a História. Daí a pergunta, “Quem são esses homens e mulheres invisibilizados, especialmente no período em que a corte esteve no Brasil?”.

Em Lençóis e Macatuba, o projeto conta com a parceria das Prefeituras Municipais das duas cidades e o patrocínio fundamental da Lwart Soluções Ambientais. Realizada em quatro etapas, a iniciativa é um programa de atividades educativas, artísticas e culturais que exalta a diversidade, pluralidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos e trabalhando conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo, ecossocialismo.

INTERCÂMBIO

Serão dez dias em Portugal vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. A viagem acontecerá no mês de novembro de 2022 e contará com visitas a pontos históricos e os estudantes - todos vindos da rede pública de ensino -, visitarão escolas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Os estudantes brasileiros irão ainda apresentar os produtos produzidos por eles durante as etapas do projeto: 25 curtas-metragens e o livro de histórias em quadrinhos (HQs) “O Outro lado da História”.

LANÇAMENTO DE LIVRO E FILMES

Além do anúncio dos estudantes que farão o intercâmbio, o evento contará também com o lançamento de dois produtos resultantes desta sexta edição do projeto: o livro de HQs “O Outro lado da História”, que reúne 100 histórias em quadrinhos sobre História do Brasil escritas e ilustradas pelos estudantes participantes durante a primeira etapa do projeto. Além de quatro filmes curtas-metragens produzidos pelos alunos que avançaram para a terceira etapa, o Campus de Arte-Educação, realizado em julho deste ano. Os filmes foram desenvolvidos em equipe pelos jovens - do roteiro à filmagem, contando com auxílio de uma equipe especializada apenas para a edição.

 

Comentários

 

notícias relacionadas

Tags: estudantes, lençóis, paulista, macatuba, são, selecionados, para, intercâmbio, portugal, mês, novembro.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo