Lençóis Paulista, 05 de Fevereiro de 2023
Você esta em: Home / Notícias / Novembro Azul: unidades de saúde conscientizam sobre prevenção do câncer de próstata
10/11/2022 08h47

Novembro Azul: unidades de saúde conscientizam sobre prevenção do câncer de próstata

Copa do Mundo e Novembro Azul nas unidades: é hora de comemorar a saúde do homem

As unidades de saúde estão enfeitadas em clima de Copa do Mundo e de Novembro Azul, com muitas informações e orientações para os pacientes sobre a prevenção do câncer de próstata. Como ação prática, homens com mais de 45 anos podem solicitar a realização do exame PSA na unidade mais próxima de casa, até o dia 30 de novembro. Basta apresentar o cartão cidadão e um documento com foto.

O PSA é um exame de sangue utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens, antes mesmo que eles tenham sintomas. Também é feito em homens que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

 

Comentários

 

notícias relacionadas

Tags: novembro, azul, unidades, saúde, conscientizam, sobre, prevenção, câncer, próstata.

    newsletter

    2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
    Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
    CNPJ: 46.200.846/0001-76
    Telefone: (14) 3269-7000

    voltar ao topo