Lençóis Paulista, 27 de Fevereiro de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista é contemplada com programas da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
10/10/2023 14h26

Projetos valorizam artistas locais

O município de Lençóis Paulista foi contemplado em dois programas do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Tais iniciativas visam difundir e valorizar as atividades e ações artístico-culturais desenvolvidas pelos municípios paulistas. A gestão e produção é da Amigos da Arte.

O Revelando SP é uma ação de valorização da cultura tradicional paulista, organizada em um festival no qual os municípios do Estado de São Paulo se fazem representar por suas tradições culturais, tais como artesanato, culinária e manifestações populares da cultura tradicional paulista. Este ano, serão realizadas duas edições do evento: em São José dos Campos e em São Paulo.

Por intermédio da Secretaria de Cultura de Lençóis Paulista, a Orquestra de Viola e Violão “Boca do Sertão” foi contemplada com a participação na edição da capital paulista, em data a ser definida.

A outra chamada pública se refere aos programas de difusão da Amigos da Arte, cujo objetivo é fomentar, valorizar e difundir as atividades e ações artístico-culturais desenvolvidas pelas cidades do estado. Também por intermédio da Secretaria de Cultura, Lençóis foi contemplada com dois programas:

“Atendimento Técnico aos Municípios (ATM)”, no qual o Município receberá o valor de R$ 16 mil a ser investido no Projeto “Varejão & Arte”, que abre espaço para os artistas locais se apresentarem no Varejão "Dona Nega", do Núcleo Habitacional Luiz Zillo, e no Varejão Central "Lydio Ruiz". No último final de semana, Nando Miranda e Leda Mello já participaram do projeto.

Já por meio do “Circuito Cultural”, Lençóis Paulista receberá quatro grandes atrações artísticas, de várias linguagens culturais (música, teatro, dança, circo, entre outras). O programa promove a difusão cultural descentralizada no Estado de São Paulo, por meio da realização de atividades artístico-culturais, com profissionais de comprovada relevância no cenário cultural.

“A Secretaria de Cultura continua empenhada em participar das chamadas públicas para, cada vez mais, trazer espetáculos e programas que valorizem os artistas locais. Dentro dessa premissa, estamos elaborando novos projetos para participar dos programas Apoio a Festivais e Cultura Urbana. No ATM, quinze artistas lençoenses serão contemplados com apresentações nas edições do Varejão e Arte entre os meses de outubro, novembro e dezembro”, explicou o secretário de Cultura, maestro Marcelo Maganha.