Informática Educacional
É com essa filosofia que atua o Programa de Informática Educacional da Secretaria de Educação. Muitos avanços já foram conquistados nesse setor e muitos outros ainda estão por vir.
No ano de 2010, a DME contratou oito Professores Orientadores de Informática Educacional (POIEs) para trabalharem nas Escolas Municipais de Educação Infantil com capacitação de professores e apoio na utilização da informática como recurso pedagógico. Nessa época, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental também já eram assistidas por uma empresa que atua nesse segmento.
Já em 2011, a Secretaria de Educação assumiu todo o serviço de Informática Educacional nas escolas, contando com uma equipe de 10 POIEs para atuar na formação e acompanhamento dos professores, além de técnicos para prestar o suporte necessário.
A Rede Municipal de Educação também conta com laboratórios móveis: cada aluno pode utilizar um netbook durante a aula, que não é mais “de informática”, mas sim “com informática”. Ou seja, a tecnologia é utilizada para acessar o currículo. Em Lençóis Paulista, os alunos usam os netbooks na sala de aula e programas específicos para estimular a aprendizagem.
Atualmente, o Programa de Informática Educacional busca potencializar os recursos disponíveis nas escolas, melhorando cada vez mais a qualidade dos serviços prestados aos alunos. As escolas de Lençóis também oferecem o Programa de Inclusão Digital para atender a comunidade. Qualquer pessoa pode participar; basta se dirigir à escola mais próxima para fazer a inscrição.