ACS
As visitas/pesquisas para o controle de dengue, leishmaniose e saúde da família são realizadas por 112 Agentes Comunitários de Saúde distribuídos em 07 unidades da Estratégia de Saúde da Família e da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde na área urbana e 01 unidade da Estratégia de Saúde da Família na área rural (Alfredo Guedes).
São visitados/pesquisados mais de 22.000 imóveis (residências, comércios, terrenos, etc), além de 89 Imóveis Especiais (locais de grande extensão territorial e alto fluxo de pessoas) e 22 Pontos Estratégicos (ferro velho, borracharias, reciclagens, etc).
Esses trabalhos são supervisionados por 11 Supervisores de Saúde Comunitária distribuídos por várias áreas de atuação dos ACS's, 3 profissionais do IEC – Informação, Educação e Comunicação, integrados com a parte interna do sistema de trabalho em relação as ações de promoção da saúde.
Além das visitas/pesquisas, toda a equipe executa outras funções como: Campanhas de vacinas, recolhimento de remédios, palestras, caminhadas, distribuição de folders e cartazes, bloqueios de controle de criadouros, busca ativa, etc.
O trabalho específico dos ACS's que obedece o Programa de Saúde da Família são acompanhados dentro da unidade de ESF's pelos médicos, enfermeira e auxiliares e nas unidades de EACS's pelas enfermeiras e auxiliares.
Para o bloqueio de nebulização (casos confirmados de dengue) temos 1 equipe composta por 03 Supervisores de Saúde Comunitária e 01 Agentes Comunitários de Saúde devidamente treinados e capacitados para aplicação do inseticida com atomizadores próprios.