Lençóis Paulista, 20 de Agosto de 2017
Você esta em: Home / Turismo / Pontos e Atrativos Turísticos

Pontos e Atrativos Turísticos

Pontos Turísticos

Igreja Presbiteriana Independente

Primeiro templo evangélico de Lençóis Paulista, a Igreja Presbiteriana Independente foi construída em 15/12/1880. Um de seus pastores foi o reverendo Vicente Themudo Lessa, grande estudioso das Sagradas Escrituras, que aliado a sua cultura e inteligência foi também autor de diversos livros cristãos. O primeiro templo ainda é mantido pela Igreja, o que denota sua importância eclesiástica na cidade. O reverendo Vicente Themudo Lessa foi o pai do escritor Origines Lessa, um dos muitos filhos ilustres de Lençóis Paulista.

Endereço: Rua Pedro Natálio Lorenzetti, - Centro

Esperança de Oliveira

Escola Esperança de Oliveira

Inaugurado em 14 de abril de 1914, como Grupo Escolar, é um marco histórico do município. Construída em 1913, suas atuais dependências mantêm a sua estrutura básica, sendo apenas substituídas as suas antigas janelas de madeira. Em 1999, com a municipalização do Ensino Fundamental, passou a denominar-se Esperança de Oliveira, em homenagem a um de seus primeiros professores: Antônio Esperança de Oliveira.

Endereço: Rua Anita Garibaldi, 959 - Centro

Paço Municipal

Construído na administração do prefeito Ézio Paccola, nos anos 80, a Prefeitura Municipal está instalada na Praça das Palmeiras. É neste edifício onde a prefeita Izabel Cristina Campanari Lorenzetti, primeira prefeita eleita de Lençóis Paulista, despacha. O prédio abriga as diretorias Administrativa, Financeira, Jurídica, Recursos Humanos, Licitação, Planejamento e Urbanismo. Anexo ao prédio da Prefeitura está a sala Mário Trecenti, onde às segundas-feiras ocorrem as sessões da Câmara Municipal.

Endereço: Praça das Palmeiras, 55 – Centro

Parque Sidelpa

O Parque da Sidelpa abrigou a antiga Siderúrgica de Lençóis Paulista na década de 70. Foi desativada nos anos 80. Hoje é um espaço que pertence à municipalidade e possui uma grande vocação para a revitalização. Em sua área será construído um complexo cultural, onde a maior obra será o Teatro Municipal, que tem projeto do arquiteto bauruense de Jurandir Bueno Filho, falecido em 2009.

FACILPA

Recinto Facilpa - Feira Agropecuária de Lençóis Paulista

Criada em 1980, após a doação do terreno pela Prefeitura Municipal, a Facilpa (Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Lençóis Paulista) é uma da maiores feiras da região. No decorrer dos anos foram construídos pavilhões, arquibancada, restaurante e demais dependências que hoje sediam exposições agropecuárias e outros eventos. A Facilpa notabilizou-se por ser um evento que reúne grandes shows e nos dois últimos anos tem sediado uma das etapas do Circuito Cristal de Rodeio Profissional.

Endereço: Av. Lázaro Brígido Dutra, 300
Fone/Fax: (14) 3263-1411
Site: www.facilpa.com.br
E-mail: contato@facilpa.com.br

Parque do Povo

O Parque do Povo é um espaço de lazer, cultura e de beleza natural que proporciona momentos de descontração e bem-estar para toda a família. Com um projeto paisagístico funcional, moderno e arrojado, o Parque do Povo ocupa uma área que se estende por 20 bairros de Lençóis Paulista. Sua estrutura é composta por praças, jardins, quadras poli-esportivas, áreas de convivência, pista de cooper, ciclovia, áreas de preservação ecológica e espaço para piqueniques, exposições e manifestações culturais.

Endereço: Av. Lázaro Brígido Dutra s/nº

Igreja São Benedito

Igreja São Benedito

Fundada em 5 de abril de 1961, a igreja recentemente passou por uma restauração em sua área externa e interna. O local conta com sala de catequese para atender a população da região central da cidade, Vila Maria Cristina, Mamedina e Parque São José. Aos sábados, às 18 horas, é realizada a missa solene. Em sua festa em louvor ao santo que dá nome à Igreja, no dia 5 de outubro, é realizada a tradicional procissão dos cozinheiros.

Endereço: Avenida 25 de janeiro s/nº - Centro

Estação Ferroviária

Restaurada pela prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, a Estação Ferroviária da Antiga Estrada de Ferro Sorocabana abriga hoje a entidade assistencial Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, além de salas para cursos do Centro Municipal de Formação Profissional. A estação teve papel importante no desenvolvimento da cidade e por ela passaram mercadorias e passageiros de 1890 a 1980.

De estilo arquitetônico inconfundível, esta foi a segunda construção destinada ao embarque de passageiros da Estrada de Ferro Sorocabana. Foi inaugurada em 1938, com o nome de Estação Ubirama. Em 1940 retomou o nome de Estação Lençóis Paulista. Com linhas mais modernas, a nova estação substituiu a construída e inaugurada em 28 de Novembro de 1898 quando recebeu os imigrantes italianos.

Endereço: Pátio da Estação 1 – prolongamento da Rua Princesa Isabel – Centro

Parque do Paradão

Parque do Paradão

Durante muito tempo, os aficionados pela natação, em um tempo onde não haviam piscinas na cidade pela falta de um clube, frequentavam esta área, por onde passa o Rio Lençóis. Muitos nadaram em águas limpas do Rio Lençóis, e desciam suas correntezas pelas muitas curvas do rio, o que de fato era uma aventura. Na trajetória destas águas havia um lugar especial, com águas tranquilas, quase paradas, resultando no nome que dá lugar a esta área: Paradão. Em 2004 a área foi revitalizada e transformada em uma ampla área verde de lazer, com bancos, árvores, pista de caminhada, campo de futebol, barras de alongamento e playground.

Endereço: Rua 28 de Abril, s/nº (esquina com a Rua 15 de Novembro) – Centro

Praça Alberto Giovanetti – Praça do Peixinho

Este é um ponto de oferta de água de origem de posto semi artesiano de captação subterrânea com aproximadamente 100 metros de profundidade. Seu chafariz foi construído em 1906 para abastecer de água potável a população lençoense até o final da década de 1920, quando foi construído o sistema de abastecimento de água. Abandonada, a biquinha foi restaurada em Abril de 1997. Hoje é um ponto de atração turística do município.

Endereço: Praça Alberto Giovanetti ( Rua XV de Novembro com a Rua 25 de Abril)

Atrativos

Biblioteca Municipal Orígenes Lessa

BMOL - Biblioteca Municipal Orígenes Lessa

O acervo é maior que o número de habitantes, possibilitando aos visitantes de uma viagem literária profunda. Em sua grande coletânea há livros em Braile, audiolivros, obras raras autografadas, um Museu Literário, publicações e obras originais de Orígenes Lessa, patrono da Biblioteca, cidadão lençoense e membro da Academia Brasileira de Letras. Devido ao seu rico conteúdo histórico Literário, através de um Decreto Municipal Lençóis foi instituída Cidade do Livro.

Endereço: Praça Comendador José Zillo, s/nº - Centro
Fone: (14) 3263-6522
E-mail: bmol@lencoispaulista.sp.gov.br

Espaço Cultural Cidade do Livro

Espaço Cultural Cidade do Livro

Abriga obras raras, especiais e únicas datadas do Século XVI além de arquivos pessoais de escritores nacionais e regionais consagrados e um Centro de Documentação Histórica com amplo acervo preservado e restaurado. Possui um amplo espaço para a difundir a cultura entre as crianças, nossos futuros cidadãos, uma biblioteca infantil, a brinquedoteca e um espaço onde diariamente são realizados atividades com as crianças como a "Hora do Conto". Ainda no Espaço cultural, em sua parte externa, há uma área reservada para exposições culturais e a exposição permanente de fotos antigas do município.

Endereço: Rua Pedro Natálio Lorenzetti, 286 – Centro
Fone: (14) 3263-3123
E-mail: espacocultural@lencoispaulista.sp.gov.br

Casa da Cultura “Profª Maria Bove Coneglian”

O Antigo Hotel Municipal abriga a parte cultural do município: o Grupo Teatral Atos & Cenas", o Estúdio da Orquestra Municipal de Sopros e a Casa do Artesão. Além de contar com um acervo riquíssimo e raro de textos e obras teatrais, possui em espaço reservado para exposições de artistas plásticos da região, apresentação de peças teatrais e culturais em seu anfiteatro e salas de aulas para crianças, jovens e adultos.

Endereço: Rua Sete de Setembro, 937 – Centro
Fone: (14) 3264-1311
E-mail: cultura@lencoispaulista.sp.gov.br

Museu “Alexandre Chitto”

O Antigo Hotel Municipal abriga a parte cultural do município: o Grupo Teatral Atos & Cenas", o Estúdio da Orquestra Municipal de Sopros e a Casa do Artesão. Além de contar com um acervo riquíssimo e raro de textos e obras teatrais, possui em espaço reservado para exposições de artistas plásticos da região, apresentação de peças teatrais e culturais em seu anfiteatro e salas de aulas para crianças, jovens e adultos.

Endereço: Rua Coronel Joaquim Anselmo Martins, 575 – Centro
Fone: (14) 3264-1442
E-mail: cultura@lencoispaulista.sp.gov.br

Laboratório CETMA

Um dos poucos Laboratórios do interior Paulista que produz agentes para controle biológico de pragas, contribui para a produção agrícola canavieira no controle biológico da "broca da cana", e promove a preservação do meio ambiente. Pode-se conhecer todo o processo de desenvolvimento das "vespinhas".

Endereço: Estrada Municipal José Benedito Dalben Km 02 - Fazenda Prata - Caixa Postal 393
Telefone: (14) 3263-0831 / 98135-0314
Site: www.cetma.com.br

Vinícola Casagrande

Propriedade de turismo rural no tradicional do Bairro da "Rocinha" e que remonta a origem do povoado de Lençóis Paulista. Os proprietários são descendentes de italianos e preservam as tradições com plantação e produção de vinho artesanal. Na época da colheita da uva é possível realizar o "Colhe e Pague" e visitar a "Adega" onde estão tonéis de vinhos e sentir-se parte do processo de produção.

Rodovia Osny Mateus – SP 261 – Sítio da Rocinha
Fone: (14) 99661-4658
E-mail: vinicolacasagrande@hotmail.com

Engenho São Luiz

O Engenho São Luiz foi cuidadosamente projetado para produzir cachaça de alambique através de processos rigorosamente controlados e com volume de produção restrito, para garantir sua qualidade única. Anexo à destilaria está o Armazém São Luiz. Um lugar onde o visitante encontra todos os produtos fabricados pelo Engenho São Luiz e ainda outras opções de bebidas e produtos típicos da fazenda.

Endereço: Estrada municipal LEP 454, KM 0 + 172 metros - Caixa Postal 343 - CEP 18682-970
Fone: (14) 3263-0630
Site: http://cachacasaoluiz.com.br
E-mail: sac@cachacasaoluiz.com.br

Santuário Nossa Senhora da Piedade

Construída na década de 50, abriga imagem da Pietá esculpida em madeira por artista italiano, obras em quadros de uma artista plástica lençoense retratando as dores de Maria e a réplica da "Cátedra", produzida em Lençóis pelos alunos do curso de Marcenaria do SENAI e utilizada pelo Papa Bento XVI, quando da ultima visita ao Brasil é um momento de muita emoção e fé.

Praça Padre José Magnani, s/nº - Centro
Fone: (14) 3263-0130
Site: www.santuariopiedade.com.br
E-mail: piedade@lpnet.com.br

Grupo Lwart

Caracterizado como um conglomerado industrial de iniciativa privada, que gerencia seus negócios de forma sustentável, oferece ao mercado produtos e soluções que estão presentes no dia a dia das pessoas. As empresas do Grupo atuam nas áreas de coleta e rerrefino de óleos lubrificantes usados, produção de celulose e fabricação de produtos para impermeabilização, proteção termo-acústica e pavimentação. A formação do grupo é composta por quatro empresas, sendo uma delas é a maior da América Latina em coleta e rerrefino de óleos lubrificantes usados. Na visita às instalações o turista conhece o processo de preservação ambiental, o viveiro florestal e as fábricas de celulose e de impermeabilizantes. As visitas são feitas mediante agendamento, para grupo mínimo de 10 pessoas com idade acima de 14 anos.

Rodovia Marechal Rondon km 303,5
Fone: (14) 3269-5000
Site: www.lwart.com.br
E-mail: mktcorp@lwart.com.br

Casa do Artesão

Inaugurada em maio de 2012, a Casa do Artesão, localizada no Centro do Empreendedor, local nobre do comércio lençoense, funciona com uma vitrine do artesanato local. É possível que o artesão se filie e além do direito de expor e vender seus produtos é incentivado a participar de feiras locais e regionais.

Endereço: Rua Ignacio Anselmo s/nº - Centro do Empreendedor

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo