Lençóis Paulista, 24 de Outubro de 2017
Você esta em: Home / Turismo / Atrativos

Atrativos

ATRATIVOS

ATRATIVOS HISTÓRICO-CULTURAIS

TEATRO MUNICIPAL “ADÉLIA LORENZETTI”

Endereço: Rua Coronel Álvaro Martins nº 790
Telefone: (14) 3263-0044
E-mail: falecom@teatrolencois.com.br
Site: www.teatrolencois.com.br

O teatro, construído na área da antiga SIDELPA, siderúrgica desativada na década de 70, foi um dos últimos projetos do renomado arquiteto bauruense Jurandyr Bueno Filho, falecido em 2009.

O Teatro Municipal Adélia Lorenzetti foi viabilizado com recursos da Lei Rouanet. Do total dos R$ 7,2 milhões investidos na casa de espetáculos, 75% do valor foi captado junto à iniciativa privada, com destaque para o apoio de empresas como Zilor, Duratex e Grupo Lwart, que de forma duradoura têm se dedicado ao fomento e incentivo à cultura e às ações para a comunidade da região.

Em termos de estrutura, o Teatro Municipal Adélia Lorenzetti possui 2 mil metros de área construída, 609 poltronas, com lugares preferenciais e acessibilidade para todos os espaços, sala climatizada, fosso para apresentação de orquestra, equipamentos de som, vídeo e iluminação de última geração, inclusive com telão retrátil para projeções, quartelada removível (piso que pode ser retirado para receber espetáculos de mágica), camarins, completo projeto de cenotécnica e saguão amplo, projetado para receber exposições. Além disso, conta com estacionamento com capacidade para mais de 200 veículos.

O palco do teatro já recebeu diversas atrações e artistas, entre eles: Vera Fisher, Renata Sorrah, Nívea Stelmann, Maestro João Carlos Martins e o cantor Ed Motta.

 

Foto: Paulo Li (Expressão Studio)

BIBLIOTECA MUNICIPAL “ORÍGENES LESSA”

Endereço: Praça Comendador José Zillo, s/nº – Centro
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8h às 21h e aos sábados das 8h às 17h
Telefone: (14) 3263-6522
E-mail: bmol@lencoispaulista.sp.gov.br

A Biblioteca Municipal “Orígenes Lessa” (BMOL) foi criada por Zanderlite Duclerc Verçosa em 21 de Dezembro de 1961. Possui um acervo maior que o número de habitantes, possibilitando aos visitantes uma viagem literária profunda. Em sua grande coletânea há livros em Braile, audiolivros, obras raras autografadas, museu literário, publicações e obras originais de Orígenes Lessa, patrono da Biblioteca, escritor lençoense e membro da Academia Brasileira de Letras. Devido ao seu rico conteúdo histórico literário, através de um Decreto Municipal, Lençóis foi instituída Cidade do Livro.

A Biblioteca oferece um vasto acervo sobre assuntos diversificados, de interesse da população, lançamentos e uma ampla coleção de títulos da literatura brasileira. Possui seções especiais como a “Sala de Obras Autografadas” onde reúne obras com dedicatórias e autógrafos feitos por escritores ícones da literatura nacional e regional. O “Museu Literário” situado no piso superior onde obras do começo do século XX, estão disponíveis para o completo uso dos usuários. A “Seção de Obras de Referência”, é composta por obras de consulta de vários gêneros e para várias finalidades, dicionários, mapas, guias e enciclopédias temáticas. Oferece exposições; boletim eletrônico informando os usuários e a comunidade sobre novas aquisições, ranking dos livros mais retirados e mantém um canal aberto para a publicação de sugestões de leituras enviadas pelos leitores; a “Feira do Troca-Troca”, é uma ação reconhecida pelo Programa Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) como um dos 50 projetos nacionais que melhor promovem o incentivo à leitura e democratização do acesso aos livros. A BMOL também desenvolve anualmente concursos literários (classe adulta ou infantil) e visita de escritores. Sua estrutura é adequada à pessoas portadoras de necessidades especiais, como acesso à cadeirantes, sala para pessoas com baixa visão e acervo em braile.

 

Foto: Paulo Li (Expressão Studio)

ESPAÇO CULTURAL “CIDADE DO LIVRO”

Endereço: Rua Pedro Natálio Lorenzetti nº 286 – Centro
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Telefone: (14) 3263-3123
E-mail: espacocultural@lencoispaulista.sp.gov.br

O Espaço Cultural “Cidade do Livro” abriga o Setor de Obras Raras, especiais e únicas da Biblioteca Municipal “Orígenes Lessa” com obras desde o século XVI, arquivo pessoal (entre livros, manuscritos e objetos) de escritores nacionais consagrados e locais, entre eles o de Orígenes Lessa; o Centro de Documentação Histórica com acervo de jornais da cidade, fotos, plantas arquitetônicas entre outros documentos relativos à cidade de Lençóis Paulista. No piso térreo funciona a Biblioteca Infantil “Monteiro Lobato” que, originada em uma das salas da BMOL, ganhou espaço próprio. No local ainda acontece sessões da “Hora do Conto”, programa no qual uma atriz conta histórias infantis para grupos escolares.

O local tem o objetivo de guardar a memória da cidade, da região e do país. Acondicionando, preservando, restaurando e dando acesso aos documentos e às informações contidas nos diferentes materiais especiais dos acervos nele abrigados. Atender aos pesquisadores com serviços de consulta local, através de vários instrumentos de pesquisas para conhecimento do acervo, como catálogos, inventários e guias, além de serviços de digitalizações, promoção de eventos, oficinas, cursos na área de Memória, Patrimônio Histórico e Documentação que destaquem a história do município e de seus cidadãos, bem como organizar exposições periódicas com visitas livres e monitoradas.

 

Foto: Paulo Li (Expressão Studio)

MUSEU MUNICIPAL “ALEXANDRE CHITTO”

Endereço: Rua Coronel Joaquim Anselmo Martins, 575 – Centro
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados das 9h às 12h
Telefone: (14) 3264-1442
E-mail: museu@lencoispaulista.sp.gov.br

Prédio que sediou a prefeitura municipal e depois de desocupado abrigou o Museu Municipal em 1988, fundado por Alexandre Chitto, jornalista, historiador e grande amante de Lençóis. Além de sua paixão pela cidade e pela cultura, deixou o museu e diversas obras de 1958, e também o Jornal O Eco de 1938, ainda em circulação no município. Ponto de interesse cultural e turístico, o museu representa as raízes da cidade e região retratando o nascimento de Lençóis Paulista, por expor e preservar peças relacionadas à história da comunidade, apresentando uma verdadeira aula viva de uma história de paixão, tradição, cultura e expressão.

O Museu está cadastrado no IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus e no SISEM – Sistema Estadual de Museus e participa de todos os eventos programados por esses dois órgãos, como por exemplo, a "Semana Nacional de Museus" e da "Primavera de Museus" em setembro.

Em exposição destacamos uma Igabaça (urna funerária indígena) datada de 1680 e a cama utilizada por Dom Pedro II quando se hospedou na região em 1873. Ao todo são mais de 4 mil peças catalogadas e oferece aos seus visitantes exposições permanentes e temporárias variadas.



















 

MEMORIAL MUNICIPAL ALFREDO GUEDES

Endereço: Rua João Gasparini nº 48, Distrito de Alfredo Guedes
Horário de Funcionamento: terça e quinta-feira, das 8h às 17h, aos sábados das 15h às 18h e primeiro domingo de cada mês
Telefone: (14) 3264-5309
E-mail: cultura@lencoispaulista.sp.gov.br

Preservar a cultura de um povo, de uma sociedade, preservar sua história e modo de vida, são ações fundamentais para se construir o futuro com prosperidade e qualidade. Pensando nisso, a Diretoria de Cultura de Lençóis Paulista, inaugurou em agosto de 2014 o Memorial de Alfredo Guedes.

O Memorial é um ramal do Museu Alexandre Chitto. Um espaço destinado ao resgate da história, cultura e modo de vida de Alfredo Guedes: importante distrito lençoense que surgiu por volta de 1850 em virtude da lavoura cafeeira, atividade que prosperou por décadas devido à roxa da região, e que contribui para o progresso do município. Neste espaço, são organizados diversos elementos da cultura do distrito, as peças foram doadas pelas famílias do bairro e de Lençóis Paulista e incluem mapas, fotos, objetos pessoais, imobiliário, implementos agrícolas e jornais de época.

 

Foto: Paulo Li (Expressão Studio)

CASA DA CULTURA

Endereço: Rua Sete de Setembro, 934 – Centro
Horário de Funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 8h às 22h
Telefone: (14) 3264-1311
E-mail: cultura@lencoispaulista.sp.gov.br

A Casa da Cultura “Professora Maria Bove Coneglian” possui uma estrutura que conta com um auditório para apresentações de peças teatrais e eventos diversos, saguão para exposições, sala de vídeo, salas apropriadas para aulas de música com instrumentos diversos, aulas de canto, teatro, dança e pintura. Conta ainda com loja de artesanato, sala de pesquisa teatral e sala de pesquisa musical.

Além de ser a sede operacional da Diretoria de Cultura Municipal, a estrutura da casa abriga ainda a sede da Orquestra Municipal de Sopros “Agostinho Duarte Martins”, do Coral Municipal de Lençóis Paulista, da Companhia Teatral Atos & Cenas e de diversos grupos artísticos que lá podem se reunir. Os cursos da Casa da Cultura atendem a comunidade lençoense de forma gratuita.

 

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE

Endereço: Praça José Magnani, s/n° – Centro
Telefone: (14) 3263-0130
E-mail: piedade@lpnet.com.br

O Santuário Nossa Senhora da Piedade, construído na década de 50, foi a primeira igreja da cidade. A Paróquia foi citada no documento de doações de terras a Nossa Senhora da Piedade em 22/07/1858, quando Lençóis foi elevada à categoria de Freguesia, o que nos dá a certeza de que ela foi criada anteriormente a esta data, ao que tudo indica, no dia 15 de Abril de 1858.

Em 2008, por ocasião dos 150 anos da Cidade e da Paróquia, a Praça do Santuário foi totalmente remodelada e em 31 de maio de 2009 recebeu oito monumentos em tamanho natural, representando as Sete Dores de Nossa Senhora da Piedade.

O Santuário abriga a imagem da Pietá esculpida em madeira por artista italiano, obras em quadros da artista plástica lençoense, Ivone Paccola, na qual retrata as dores de Maria e a réplica da “Cátedra” utilizada pelo Papa Bento XVI, quando veio ao Brasil para canonização do Frei Galvão e que foi construída pelos alunos da Unidade SENAI de Lençóis Paulista.

Recentemente o Santuário passou por uma reforma interna e externa prevalecendo toda sua estrutura e beleza arquitetônica.



















 

ATRATIVOS RURAIS

Foto: Paulo Li (Expressão Studio)

VINÍCOLA CASAGRANDE

Endereço: Bairro Rural Rocinha, acesso pela Rodovia Osny Mateus – SP 261 – km 111,8
Horário de Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h
Telefone: (14) 99661-4658
E-mail: vinicolacasagrande@hotmail.com

A Vinícola Casagrande é uma propriedade de turismo rural no tradicional Bairro da “Rocinha” e que remonta a origem do povoado de Lençóis Paulista. Os proprietários são descendentes de italianos e preservam as tradições com plantação de uva e produção de vinho artesanal. Na época da colheita é possível realizar o “Colhe e Pague” e visitar a “Adega” onde estão tonéis de vinhos e sentir-se parte do processo de produção.

A Vinícola conta com um empório com diversos produtos caseiros e ainda possui restaurante aos domingos com uma deliciosa comida caseira, como o tradicional filé à parmegiana e massas italianas.



















 

Foto: Paulo Li (Expressão Studio)

ENGENHO SÃO LUIZ

Endereço: Estrada Municipal LEP 454, km 0 + 172 metros
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 13h
Telefone: (14) 3263-3227
E-mail: sac@cachacasaoluiz.com.br
Site: www.cachacasaoluiz.com.br

Tradicional produtora de cachaça, a família Zillo começou a trabalhar no ramo em 1906, quando o Sr. José Zillo e seus irmãos, montaram uma destilaria de alambique no Bairro Rocinha, em Lençóis Paulista, local onde residiam. Após um breve período desenvolvendo essa atividade José Zillo direcionou os seus negócios para o setor sucroalcooleiro. Porém, a história da família Zillo na fabricação de cachaça continuou com um de seus sobrinhos, o Sr. Gino Zillo, que manteve a produção até os idos de 1971. Em 2007, Luiz Santana Zillo, neto de José Zillo, e seus filhos, resgataram as origens da família criando o Engenho São Luiz, com a proposta de oferecer aos apreciadores da boa cachaça um produto especial.

Assim, desde a sua concepção, o Engenho São Luiz foi cuidadosamente projetado para produzir cachaça de alambique através de processos rigorosamente controlados e com volume de produção restrito, para garantir sua qualidade única. A cachaça São Luiz vem ganhando espaço no mercado recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais e já iniciou exportações do produto.

Anexo à destilaria está o Armazém São Luiz. Um lugar onde o visitante encontra todas as bebidas fabricadas pelo Engenho São Luiz e produtos típicos da fazenda.

 

EVENTOS

FACILPA

Local de realização: Recinto de Exposições “José Oliveira Prado”, localizado à Avenida Lázaro Brígido Dutra, 300.
Telefone: (14) 3263-1411
E-mail: contato@facilpa.com.br
Site: www.facilpa.com.br

Atualmente, a Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Lençóis Paulista (FACILPA) é uma das maiores e mais estruturadas festas agropecuárias do Brasil. A feira nasceu em 1977 para ser uma exposição de gado leiteiro, e foi idealizada em parceria com criadores de Agudos.

Dois anos depois e desfeito o pacto com os criadores de Agudos, as lideranças políticas lençoenses da época resolveram readaptar a feira para ser uma festa da cidade. Com apoio dos pecuaristas, agricultores, Sindicato Rural e da Prefeitura, em abril de 1979, Lençóis Paulista passou a ter a sua festa de aniversário. A prefeitura cedeu espaço para a construção do Recinto de Exposições “José Oliveira Prado”. Mesmo sem a estrutura que conhecemos hoje, em 1982 o recinto foi entregue e passou a ser palco da Facilpa. Aos poucos, e ao longo dos anos, o local foi ganhando estrutura, e vieram os pavilhões, rampas, barracões, pistas, arquibancadas e restaurantes.

Os anos 80 também trouxeram a indústria e comércio para junto da festa, para demonstrar produtos, prestação de serviços e tecnologia. A FACILPA começava a conquistar sua credibilidade e se firmar como um evento de entretenimento e negócios do interior paulista. Nos anos 90, o crescimento da feira era sensível, com cada vez mais público, artistas de ponta e rodeio profissional.

Em 1998, um momento decisivo: a FACILPA se profissionaliza. Surge a Associação Rural de Lençóis Paulista, entidade responsável pela organização da feira, que conseguiu aliar a grade artística (que ficava cada vez mais importante) ao trabalho do pecuarista, agricultor, comerciante e industrial. Essa união é a base de uma das festas mais conhecidas do interior e ponto importante para o desenvolvimento econômico da região Centro Oeste. Hoje a FACILPA é, sem dúvida, o evento mais importante das festividades de aniversário de Lençóis Paulista. Considerada uma festa popular, a Facilpa integra o calendário oficial das Feiras de Exposições do Estado de São Paulo, e reúne, uma vez por ano, os nomes que estão no topo das paradas musicais do Brasil. Rodeios de cavalos e touros do mais alto nível. As últimas edições do evento tiveram público estimado em cerca de 250 mil pessoas durante o evento.

 

EXPOVELHA E EXPORQUÍDEA

Local de realização: Recinto de Exposições “José Oliveira Prado”, localizado à Avenida Lázaro Brígido Dutra, 300.
Telefone: (14) 3263-1411
E-mail: contato@facilpa.com.br
Site: www.facilpa.com.br

A EXPOVELHA está entre os principais eventos oficiais e de sucesso que consolidam a ovinocultura como a nova vertente do agronegócio brasileiro e tem como principais objetivos:

  • ser polo de formação de novos plantéis;
  • palco de exposição de animais de alta linhagem;
  • cenário para eventos técnicos de melhoramento genético dos animais;
  • ponto de encontro para interessados em inovações tecnológicas;
  • leilões de excelentes lotes para quem já tem tradição na ovinocultura e para os novos criadores;

Simultaneamente, a feira abriga a Exposição Nacional de Orquídeas (EXPORQUÍDEA), que além das exposições, também abrange os julgamentos e venda de raras espécies de orquídeas. Em sua última edição, o número estimado foi de 20 mil pessoas.

As exposições são realizadas no Recinto de Exposições “José Oliveira Prado”, localizado à Avenida Lázaro Brígido Dutra, 300. O telefone para contato é (14) 3263-1411. Informações adicionais através do site www.expovelha.com.br.

 

Foto: Rafael Ramponi (RamDrone)

AGRIFAM

Local de realização: Recinto de Exposições “José Oliveira Prado”, localizado à Avenida Lázaro Brígido Dutra, 300.
Telefone: (14) 2106-2800 / (14) 2106-2828
E-mail: comercial@agrifam.com.br
Site: www.agrifam.com.br

A Feira da Agricultura Familiar foi realizada em 2003, no Centro de Eventos da cidade de Presidente Prudente, Oeste paulista. Segundo o idealizador da feira, Braz Albertini, a ideia surgiu após ter percebido as dificuldades de acesso ao conhecimento e a carência de assistência técnica que o trabalhador do campo encontra. “Conseguimos levar ao produtor rural a oportunidade de contato com as novidades tecnológicas e orientações para melhorar sua produção”, salienta.

A partir da 9ª edição, a AGRIFAM passou a ser realizada em Lençóis Paulista, no Recinto de Exposições “José Oliveira Prado”. Com área de 107.438 m2, o local possui uma estrutura para eventos de grande porte, com pavilhões, espaços para alimentação, sanitários, área arborizada, amplo estacionamento, oferecendo maior segurança e conforto para visitantes e expositores.

 

FESTIVAL DO LIVRO

Local de realização: Praça Comendador José Zillo (Concha Acústica)
Telefone: (14) 3264-1311
E-mail: cultura@lencoispaulista.sp.gov.br

O Festival do Livro é um evento realizado anualmente na Praça Comendador José Zillo e recebe a visita de todos os alunos do município e região. A programação conta com diversas atrações teatrais, musicais e lançamento de obras literárias. O evento acontece anualmente durante o dia todo a partir das 8h até às 22h, a programação compreende as mais variadas modalidades artística/cultural durante 11 dias e 12 noites. Possui praça de alimentação e tendas de livrarias para venda e troca de livros. Em 2016 o Festival completou sua 8.ª edição. Esse evento já atrai grupos de cidades de toda a região, sua última edição foi contemplada por aproximadamente 13.800 pessoas.

 

ATIVIDADES AO AR LIVRE

PARQUE DO POVO

Endereço: Avenida Marino de Santis, s/nº, às margens do Lago da Prata no Jardim Itamaraty.

O Parque do Povo é um espaço de lazer, cultura e de beleza natural que proporciona momentos de descontração e bem-estar para toda a família. Parques e praças contribuem para a qualidade de vida das cidades, não apenas pelas oportunidades de lazer e socialização que oferecem, mas também por ajudarem a equilibrar o clima urbano, a controlar as taxas de gases provenientes do trânsito, e estimular a autoestima da população.

Com um projeto paisagístico funcional, moderno e arrojado, o Parque do Povo ocupa área que se estende por 20 bairros de Lençóis Paulista. Inaugurado em 2008, sua estrutura é composta por praças, jardins (um deles sensorial), mini zoológico de esculturas, quadras poliesportivas, áreas de convivência, calçadão para caminhadas, ciclovias, academia ao ar livre, espaço do idoso, áreas de preservação ecológica, áreas para piqueniques, exposições e manifestações culturais.

Jardim Sensorial e Mini Zoológico de Esculturas

Inaugurado em 05 de junho de 2013, o Jardim Sensorial e o Mini Zoológico de Esculturas é um espaço com muito verde voltado para a educação e a preservação ambiental.

O Jardim Sensorial fica no Parque do Povo, próximo ao Viveiro de Mudas e apresenta esculturas de animais que vivem na fauna brasileira, alguns deles em risco de extinção. O local é adaptado para atender deficientes visuais e cadeirantes e tem como objetivo a percepção e valorização do mundo vegetal por outros meios além do olhar, além da visão. Neste jardim sensorial o tato, o olfato e o paladar são estimulados à percepção do ambiente natural.

O Mini Zoológico de Esculturas representa os animais da fauna brasileira e regional, sendo: arara canindé; arara vermelha; tucano; capivara, veado campeiro; tamanduá, cateto, anta, tatu-peba; tatu-canastra; onça parda; onça pintada; paca, seriema; lobo guará; flamingo, tuiuiú, coruja buraqueira e jacaré do papo amarelo. A estrutura conta com sistema de som, onde cada animal pode apresentar seus hábitos, habitat, alimentação, tempo de gestão entre outras curiosidades. Cada animal representado pela escultura possui um áudio e à medida que os visitantes se aproximam da peça ouvem informações referentes ao animal, seu habitat e hábitos alimentares.

O espaço é considerado como um dos centros de educação ambiental de Lençóis Paulista e tem finalidades pedagógicas com as escolas municipais, estaduais e particulares, bem como com toda a população para orientações gerais de cuidados com o meio ambiente.

Para a realização das visitas é imprescindível o acompanhamento e monitoria para ações de educação ambiental e visitas abertas ao público. As ações educativas são realizadas em parceria com a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente e Diretoria Municipal de Educação e ocorrem frequentemente, conforme interesse das escolas e datas comemorativas do Meio Ambiente. As visitas podem ser realizadas mediante agendamento com a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente por meio do telefone (14) 3269-7054 ou pelo e-mail meioambiente@lencoispaulista.sp.gov.br. O espaço também fica à disposição da população, desde que contatada previamente.

O Lago da Prata compõe o Parque do Povo, sendo um dos cartões postais da cidade. O lago artificial foi construído em 1975, aproveitando as águas do Ribeirão da Prata com a finalidade de levar para a população uma alternativa de recreação.

 

Parque do Paradão

Endereço: Cruzamento das Ruas 15 de Novembro e 28 de Abril - Centro

Durante muito tempo, os aficionados pela natação, em um tempo onde não havia piscinas na cidade pela falta de um clube, frequentava nesta área ,por onde passa o Rio Lençóis.

Muitos lençoenses nadaram em águas do Rio Lençóis, e desciam suas correntezas pelas muitas curvas do rio, o que de fato era uma aventura. Na trajetória destas águas havia um lugar especial, com águas tranquilas, quase paradas, resultando no nome que dá lugar a esta área: Paradão. Em 2004 a área foi revitalizada e transformada em uma ampla área verde de lazer, com bancos, árvores, pista de caminhada, campo de futebol, barras de alongamento e playground.

O Parque está localizado no cruzamento das Ruas 15 de Novembro e 28 de Abril.

 

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo